Thursday, May 18, 2006

 
É para prestar a devida homenagem a uma das equipes mais clássicas que ja pisou as areias do estádio Vereador Fontemanha que volto a postar neste blog, apesar das injúrias de que fui alvo após o meu primeiro (e polémico) post: O FORÇA BRUTA FC

5 homens de grande caparro, conhecidos como a Cambada do Ginásio e participantes assíduos de maratonas, tiveram um sonho: libertarem-se das barreiras tecnicistas do futebol de fantasia inerente à ideia original do Projecto Mânfios. Na sobrevivência do mais apto, em vez de adaptarem o seu futebol puramente físico a um ambiente onde só se safava quem sabia fintar, modificaram o meio em prol do seu estilo de jogo: a táctica da força... estava criado o Força Bruta FC.

- Filipe, o pilar da defesa e guardião do templo, conhecido pela sua capacidade de arrancar dedos dos pés à ceifada e que se impôs na equipa pelo seu enorme cabedal e estilo (frequentemente encontrado fora dos jogos de fatinho, gravata e óculos escuros)

- Quim, a Besta de Força. Mítico, tal como a sua maior qualidade: consegue inverter a força das cargas de ombro, ou seja, o jogador que carrega sobre ele é projectado na directa proporção da intensidade da sua carga. Foi com tristeza que acompanhámos o fim da sua carreira enquanto jogador do FBFC (nota: Quim voltou a comparecer em jogos do MFC recentemente, mas a sua actual forma física em nada se compara à que o celebrizou enquanto dono dos flancos do força bruta FC)

-Pedro, irmão de Carlos. O seu estilo demonstrava uma mistura de força com técnica tão genial e alucinante como as descrições de Dragon_mario dos seus encontros com Sr. Duda no balneário do ginásio ("...e afirmo por experiência própria e com conhecimento total de causa que nunca em lugar qualquer do mundo houve uma mistura tão grande de dor e prazer por metro cúbico..." Livro dos Salmos:3:16). Pedro, irmão de Carlos e filho de Jacó era o fantasista da equipa. Toda a visão de jogo, todo o drible fantástico e todos os passes a furar a defesa partiam deste colosso, que aliava ao seu intenso caparro mais de 1,90m de altura... era quase impossível bater esta equipa quer pelo chão quer pelo ar...

-Sotor, A LENDA VIVA! como cHOSSAS já referiu em posts anteriores, tentar comentar este jogador seria um insulto. Eis então o comentário: Mítico pela sua auto-disciplina quase estóica, tendo celebrizado frazes como "SOU UM JAVARDO" e "PORRETA", que pronuncia quando falha a conclusão de tentos (ocorrência raríssima) e enquanto se auto-flagela em rituais semelhantes aos que ocorrem nas ilhas Filipinas. Pilar do meio campo e da distribuição de jogo, que so joga mal quando é mal servido.

-Associado, o Matador. Sempre com fome de golo, este homem de área lutador abandonou prematuramente os relvados, vítima de enormes injustiças. Embora posts e comentários anteriores ja tenham realçado o seu sobrehumano dom da finalização (convém lembrar que Associado se dava ao luxo de desperdiçar 60/70% das suas oportunidades de golo, continuando a ocupar constantemente os lugares de topo da tabela dos melhores marcadores) e as suas qualidades enquanto ponta de lança, qualquer menção à memória dos tempos de jogador de Associado não pode vir separada de uma referência ao seu estatuto de lutador contra o Sistema, tendo sido por perder esta guerra contra as forças opressoras do futebol que o maior inadaptado que alguma vez pisou a relva do Vereador Fontemanha resolveu deixar de iluminar o areal com os seus dotes técnicos de grande genialidade (ninguém se esqueceu dos seus golos de calcanhar "À Madjer"). Luis, "o Associado", saudamos-te!

E assim, estes predestinados deuses do futebol, para quem jogo era sinónimo de vitória, exibição genial após exibição genial, iam plantando a sua semente cada vez mais fundo. A cambada do ginásio separou-se, mas a sua mentalidade nunca mais desapareceria do coração daqueles que pisaram e pisarão aquele areal com a esperança de um dia virem a chamar-se orgulhosamente Mânfios.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?